domingo, abril 05, 2009

Velho guerreiro de São José

Deixo aqui um perfil do editor chefe do Jornal de Barreiros, para o qual faremos um encarte no Trabalho interdisciplinar (TI), neste semestre.

Os 75 anos e os cabelos brancos de Orestes Araújo dão credibilidade ao trabalho desenvolvido por este fotógrafo aposentado, que desde 1991, é editor chefe do Jornal de Barreiros, do qual tem orgulho de ser fundador. Apaixonado pela história da região, ele também é um conhecedor dos seus limites geográficos. Nascido em Garopaba, no sul do Estado, ele mudou-se em 1958 para o bairro.

Sua profissão é jornalista, porém conseguiu o registro profissional na condição de provisionado. O tablóide mensal de 8 mil cópias, começou totalmente em preto e branco, com 12 páginas. Hoje, possui quatro páginas coloridas entre as 16 da publicação, divididas por editorias aleatórias. Orestes acredita fazer o que consegue e não o que deseja. “É um feijão com arroz”, classifica.
“Já resgatamos muito da história de São José e do Distrito de Barreiros”, afirma sobre o papel da publicação. O jornal acompanhou o crescimento da população, a redução de empresas e a ampliação dos bairros. Sobre os avanços da Beira Mar Continental, ele brinca “o bairro não olha para o mar. Prefere a rodovia e os carros”.

Sua equipe atual é composta por três funcionários, entre repórter, secretária e editora. A distribuição dos exemplares é feita em três dias. Porém, confessa que já pensou em fechar o Jornal. “Acabo por receber incentivo dos leitores. Tem alguns que colecionam as edições. Isso me faz continuar”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário