segunda-feira, abril 06, 2009

Quem mora no Sul da Ilha é paciente

(Crédito: Jaércio Bento/Blog)

Todos os dias, pela manhã, ou no fim do dia, os moradores do Sul da Ilha são forçados a um exercício de paciência. O congestionamento na Rodovia SC-405, que liga o Centro a região, chega 1,5 km de fila sendo os horários de pico às 7h e às 18h30.


Depois de um bom tempo neste sofrimento, a população começa a receber propostas do Governo. Uma delas é a construção de uma terceira pista reversível, entre o Trevo da Seta e o Trevo do Rio Tavares, para ‘desafogar’ o movimento. O trânsito será alterado conforme o fluxo. Porém, a solução definitiva será a construção de um viaduto no Trevo da Seta.


Atualmente como medida emergencial a Prefeitura está implantando um corredor exclusivo para ônibus, na Avenida Jorge Lacerda, Costeira do Pirajubaé. Entre as 17h e 22h. Ação deve permanecer até a inauguração das outras obras.


A dimensão

- 7.010 passageiros enfrentam o trânsito da Via Expressa, sentido bairros, em horário de pico, por dia

- 4.590 passageiros enfrentam o trânsito da Costeira, sentido bairros, em horário de pico, por dia - 4 linhas circulam pela Via Expressa, fazendo 65 viagens em horário de pico

- 9 linhas circulam pela Costeira, fazendo 51 viagens em horário de pico

- Estima-se que 10 mil veículos circulem pelo trecho em horário do pico, nos dois sentidos - Do total do trânsito local entre 17h e 20h, 40% ocorre no sentido bairros/Centro e 60% no sentido Centro/bairros

Fonte: Secretaria de Transportes e Terminais e PMRv


Entenda melhor a Rodovia visualizando-a no mapa abaixo. Importante lembrar que, o Trevo da Seta é o ponto de encontro entre: a SC-405, Avenida Jorge Lacerda (Costeira) e a Via Expressa Sul. As três com grande concentração de veículos.




Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário