domingo, abril 05, 2009

Blog como porta de acesso


Na terça-feira, dia 31 de março, o Jornal da Tarde, de São Paulo, publicou uma matéria no caderno variedades muito interessante para contribuir nas discussões da matéria de IMD3 (Internet e Mídia Digital). Editoras estão selecionando blogueiros para publicar os posts em livros. O mercado está crescendo e já existe, embora pequena, uma editora especializada.O título era ‘Para blogueiros, papel não é coisa do passado’. Fazendo uma análise, penso que a internet não substitui a mídia impressa, mas a completa. Que há uma rede de informação por meio dos blogs é claro. A novidade está na necessidade de materializar o conteúdo virtual.


Considero que o fenômeno se deve a pouca democratização do acesso ao meio e o alto índice de ‘analfabetismo digital’, que também pode ser ‘analfabetismo digital funcional’. Explico. Para uma pessoa que não tenho acesso freqüente a rede de computadores e assim não consegue acompanhar um ‘diário digital’, ler um livro, no ponto de ônibus, no metrô, na praça ou no intervalo, fica muito mais fácil. Já para aqueles que dominam em parte a tecnologia, utilizando-a apenas para sites de relacionamentos e software de mensagens instantâneas, usar ferramentas de busca para encontrar blogs ou gerenciá-los de forma profissional torna-se distante.


Na matéria, a qual disponibilizo o link aqui, têm histórias de autores que foram encontrados na rede. O critério para a escolha não é o número de acessos, mas o conteúdo. O box da página, explica que as editoras também procuram bons autores para livros, através da internet.
(Crédito da imagem: www.photobucket.com/album)

Um comentário:

  1. Jaércio, concordo, é um bom tema para conversamos. Puxa o assunto na próxima aula.
    Abs,
    Rogério

    ResponderExcluir